Coleção de aquarelas do pintor inglês William Turner é leiloada por R$ 41 milhões
Londres, 5 jul (EFE).
- A melhor coleção privada de aquarelas do pintor inglês William Turner a sair ao mercado nos últimos anos foi vendida pela casa de leilões Sotheby's por £ 10,7 milhões (15,8milhões de euros, ou R$ 41 milhões).
O vendedor, um aristocrata e industrial belga, disse que sedesfazia das obras com autêntica tristeza. Ele não foi pessoalmenteao leilão, ontem à noite, em Londres, porque seria "doloroso" demaispara ele.
As 12 aquarelas cobrem um período de 50 anos na carreira doartista. Elas representam paisagens da Europa continental (Suíça,Alemanha, França e Itália) e duas marinhas inglesas.
A obra que alcançou o preço mais alto representa um lago suíçocom o monte Wetterhorn ao fundo. Ela foi arrematada por £ 3,6milhões (5,3 milhões de euros).
A coleção pertencia ao barão Guy Ullens, de 72 anos, que constróiatualmente um museu de arte contemporânea em Pequim.Ullens, cuja família se dedica ao refino de açúcar, começou acolecionar antiguidades chinesas. Mas a partir dos anos 80 começou ase interessar pela arte chinesa contemporânea, e hoje possui cercade 1.500 obras.
Em declarações ao jornal "The Daily Telegraph", o colecionadorbelga se queixou dos preços exagerados atingidos ultimamente pelaarte chinesa. Os preços da arte chinesa começaram a disparar quando oindustrial apostou no projeto de construir seu museu em Pequim.
Quando os bancos se negaram a aceitar sua coleção como garantia parao financiamento da obra, ele recorreu à Sotheby's, que sugeriu avenda dos Turner.
"Tenho uma obrigação com a China e seus artistas", afirmou Ullenspara justificar a venda das aquarelas. "
site Uol
Nenhum comentário:
Postar um comentário